Resenha : Trilogia Grisha , Leigh Bardugo



Olá queridos leitores , a resenha de hoje será um pouco diferente , comecei a trilogia Grisha a alguns dias e simplesmente não consegui parar para resenha-los , pois a minha vontade era de pegar logo o próximo livro . A trilogia Grisha é a primeira obra da autora Leigh Bardugo e já se tornou um sucesso enorme pelo mundo , no Brasil foi publicado pela Editora Gutenberg . Como li todos de um vez resolvi fazer uma resenha da trilogia completa .

P.S. A resenha será única para os três livros , afinal não quero estragar essa super aventura .

A um tempo estava esperando por um trilogia que competisse com a trilogia peças infernais (da autora Cassandra Clare) e a trilogia Grisha superou essas expectativas. Se está procurando um livro cheio de aventura esse é o livro certo , as cenas de ação são perfeitamente bem escritas e faz a nossa mente entrar naquele mundo e ficar fascinado . Os personagens que encontraremos nesses livros nos despertam todo tipo de sentimento e claro que sempre me levaram ao extremo do amor e ódio.



A história é contada pela protagonista Alina Starkov ( sim, ia esquecendo de mencionar ... a história se passa na Russia ) , no começo do livros vemos que Alina e seu melhor amigo/Amor Maly são órfãos de guerra , moram na casa de um conde rico , e quando atingem um certa idade terão que passar por um teste para ver se são Grisha , todas crianças passam por esse processo e se tiveram algum poder terão que se mudar para Os Altas ( local onde a realeza e os Grisha moram ).

O que é Grisha ? Pessoas que estudam a pequena ciência e possuem facilidade em controlar alguns dons ( depende da sua aptidão ) .



Em seguida pula já para eles mais velhos e trabalhando no regime militar . Alina resolveu ir mais para poder ficar perto de Maly e sua função é ser cartógrafa e de Maly é ser rastreador . Agora eles terão que atravessar a Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –  todos sabiam que atravessar a dobra não seria fácil , é um breu dentro da " rachadura " e para completar era cheio de Volcras ( Monstros voadores ) , então o que podemos esperar dessa macha para a Dobra das Sombras não é bom .

Quando estão atravessando acabam sendo atacados e nessa confusão todinha Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e fica brutalmente ferido . Seu amor por ele a leva a protegê-lo, e nesse momento o que ninguém esperava , nem ela mesma , aconteceu . Ela revelou um poder , um poder jamais visto por ninguém , um poder que todos esperavam .

Depois de revelar seu poder Alina foi arrancada do seu mundo e seu amigo e levada para Os Altas para ser treinada como um dos Grishas , a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling . Com o poder de Alina todos estão esperançosos que finalmente a Dobra será destruída.



Ela passa a ser treinada para dominar e aprimorar seu dom especial e para Alina adapta-se a esse novo mundo sem a presença de Maly é complicada . No Mundo Grisha ela ver o quanto tudo é extravagante e o quanto nada é o que realmente parece .

A aventura começa aí ... o que posso dizer é que o final ( Ruína e Ascensão ) foi de arrepiar , temos tantas surpresas, reviravoltas ... realmente foi surpreendente e inesperado .

Para não dá Spoiler irei comentar só mais alguns pontos de alguns personagens que encontraremos nessa maravilhosa trilogia . Com o passar dos livros podemos ver o crescimento dos personagens , de todos os personagens. No primeiro livro achei Alina um pouco infantil e perdida , não irei mentir ,mas com o passar de cada capítulo podemos ver o crescimento dela como pessoa e como Grisha. Aiin Maly  me deixou com muita raiva no primeiro livro , porém ele conseguiu se redimir ( Risos ) , Maly várias vezes foi a consciência de Alina e a ajudou . Darkling com seu jeito misterioso me encantou ( e aposto que muitos também ) e por esse motivo acabou me ludibriando, ele com o passar do livro fica cada vez mais intenso. Nikolai ( personagem do segundo livro ) parece um lunático , porém na verdade é um estrategista , super engraçado ( me arrancou vários risos ) que com sua logica e personalidade nos cativa .

Quer saber o que fez eu me prender a essa história ? A autora soube fazer o jogo certo de palavras e nos amarra a cada frase . Com certeza foi cinco estrelas e coração no Skoob .  


***
"Ela é a única que pode vencer a escuridão. E terá de fazer isso sozinha"


Título : Sombra e Ossos


Título original : Shadow and Bone

Autora : Leigh Bardugo

Editora : Gutenberg


Ano : 2013

Número de Páginas : 288

Sinopse:Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Classificação :



***
" A Escuridão nunca morre "

Título : Sol e Tormenta


Título original : Siege and Storm

Autora : Leigh Bardugo

Editora : Gutenberg


Ano : 2014

Número de Páginas : 368

Sinopse: Perseguida ao longo do Mar Real e aterrorizada pela memória dos que se foram, Alina Starkov tenta levar uma vida normal com Maly em uma terra desconhecida, enquanto mantém em segredo sua identidade como Conjuradora do Sol. Mas ela não pode ocultar seu passado e nem evitar seu destino por muito mais tempo. Ressurgido de dentro da Dobra das Sombras, o Darkling retorna com um aterrorizante e novo poder e um plano que irá testar todos os limites da natureza.
Contando com a ajuda e com os ardis de um admirável e excêntrico corsário, Alina retorna ao país que abandonou, determinada a combater as forças que se reúnem contra Ravka. Mas enquanto seus poderes aumentam, ela se deixa envolver pelas artimanhas do Darkling e sua magia proibida, e se distancia cada vez mais de Maly. Ela será então obrigada a fazer a escolha mais difícil de sua vida: ter sua pátria, seu poder e o amor que ela sempre pensou ser seu porto-seguro ou arriscar perder tudo na tormenta que se aproxima.

Classificação :


***
" A Conjuradora do Sol vive " 

Título : Ruínas e Ascensão


Título original : Ruin and Rising

Autora : Leigh Bardugo

Editora : Gutenberg


Ano : 2015

Número de Páginas : 344

Sinopse: A capital caiu.
O Darkling comanda Ravka em seu trono das sombras. Agora o destino da nação depende de uma Conjuradora do Sol arruinada, de um rastreador desonrado e dos cacos do que antes fora um grande exército mágico.
No fundo de uma antiga rede de túneis e cavernas, uma fraca Alina deve se submeter à duvidosa proteção do Apparat e daqueles que a veneram como uma Santa. Porém, sua mente está na busca pelo misterioso pássaro de fogo e na esperança de que um príncipe foragido ainda esteja vivo.
Alina deverá formar novas alianças e deixar de lado velhas rivalidades, enquanto ela e Maly buscam pelo último dos amplificadores de Morozova. Mas assim que começa a elucidar os segredos do Darkling, ela descobre um passado que mudará para sempre seu entendimento sobre a ligação que os une e o poder que ela carrega. O pássaro de fogo é a única coisa que está entre Ravka e a destruição — e reivindicá-lo pode custar a Alina o futuro pelo qual ela tem lutado.

Classificação :





Comentários

  1. Oi Gleyce tudo bem?! Eu estou muito curiosa para esta trilogia, até ano passado não conhecia mas depois que a autora veio para Bienal ficou impossível não querer conhecer. Espero começar ela em breve!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É magnifica essa trilogia , super recomendado .

      Beijos ,
      Gleyce Garcia .

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas